31/07/2019

Ultramaratonista morre atingida por raio em prova



Por Andrew Dawson, da Runner's World US

Ultramaratonista morre atingida por raio durante prova na Itália, no sábado (27). A vítima era uma norueguesa de 44 anos.


O incidente ocorreu durante a sétima corrida do Südtirol Ultra Skyrace, uma corrida de 121 km que começa e termina em Bolzano, Itália, e viaja pelas Montanhas Dolomitas.


De acordo com um comunicado, a corredora foi atingida por volta das 19h15, perto de um lago chamado Lago di San Pancrazio, entre duas estações de ajuda. Devido às perigosas tempestades, as autoridades cancelaram a corrida cerca de 30 minutos antes do ocorrido e pararam os corredores nos postos de socorro.


Segundo o comunicado, outros corredores testemunharam o incidente e pediram ajuda. A vítima foi transportada por um helicóptero para o Hospital Bolzano, onde morreu.

O nome da vítima não foi divulgado.


“Estamos chocados e profundamente abalados por este trágico acidente”, disse Josef Günther Mair, presidente do Comitê Organizador do Südtirol Ultra Skyrace, no comunicado. “Expressamos nossas mais profundas condolências à família do atleta”.


Ao longo do fim de semana, fortes tempestades abalaram a Itália. Segundo o The Straits Times, além da corredora, outras duas pessoas morreram por causa das chuvas no país.

Proteja-se


De acordo com o Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é o primeiro em mortes por raios no mundo. A cada 50 ocorrências, uma é no país. São cerca de 110 mortes e mais de 200 feridos por ano.


Corredor, em caso de tempestades, procure um lugar seguro. Fique dentro do carro ou de um prédio. E não tente se abrigar sob árvores altas ou isoladas. E se as tempestades estiverem na previsão, é melhor esperá-las dentro de casa até que elas acabe.

Fontes: http://runnersworld.com.br/ultramaratonista-morre-atingida-por-raio/