30/07/2019

Medalhas das Olimpíadas 2020 são de material reciclado




Falta pouco menos de um ano para os Jogos Olímpicos que acontece em julho, no Japão. para dar um gostinho do que vem por aí, agora podemos ver como serão as medalhas das Olimpíadas 2020. Embora conte com elementos clássicos da competição, as medalhas serão produzidas com material reciclado de celulares e laptops.


As medalhas mostram Nike, a deusa grega da vitória, o nome da cidade-sede, e os cinco anéis olímpicos, conforme as normas do Comitê Olímpico Internacional.

O que torna essas medalhas especiais para o Japão, no entanto, é a contribuição pública para a sua criação.

Sustentabilidade para as medalhas das Olimpíadas 2020.


Para começar, o Comitê Organizador de Tóquio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos iniciou o processo de medalha com uma competição de design. Mais de 400 inscrições foram enviadas. Mas apenas uma – do designer japonês Junichi Kawanishi – foi escolhida para o projeto das cerca de 5.000 medalhas para os Jogos.

Uma vez definido o design, eles precisavam de metais para criar os prêmios de ouro, prata e bronze. Em abril de 2017, o Japão começou a terceirizar metais a partir de celulares reciclados e usados, laptops, videogames portáteis e câmeras para a fabricação das medalhas.


Dois anos depois, 78.985 toneladas de pequenos aparelhos eletrônicos foram coletados das autoridades municipais. Além de 6,21 milhões de telefones celulares usados arrecadados por lojas de todo o país.


No total, cerca de 32 kg de ouro, 3.500 kg de prata e 2.200 kg de bronze foram obtidas.


Todo o metal que não for usado para as medalhas olímpicas será usado para medalhas em eventos esportivos locais em todo o Japão.

Essa é apenas uma das ações do país para reduzir os impactos ambientais da competição. Além de reciclar metal, a Tokyo 2020 usará plástico doméstico e resíduos de plástico marinho para criar pódios para as cerimônias de medalhas. E os uniformes de revezamento da Tocha Olímpica serão produzido com garrafas plásticas recicladas.

Fonte: http://runnersworld.com.br/medalhas-das-olimpiadas-2020-sao-de-material-reciclado/