29/07/2019

Corredor de 96 anos quebra recorde mundial nos 5 km



Por Gabrielle Hondorp, da Runners World US

O norte-americano Roy Englert quebrou o recorde mundial de sua categoria nos 5.000 m, em 11 de julho, no USATF Masters Outdoor Championships. Aos 96 anos, ele concluiu o percurso em 42:30.23, batendo o recorde não-oficial de 50:10.56, de Frank Levine. Por enquanto, o registro de Englert ainda está pendente de aprovação pela USATF.


Como ele não tem muita competição em sua faixa etária – não havia outros corredores em sua categoria de idade na corrida de 5.000 metros – ele geralmente acaba correndo contra o relógio. Mas ele parece não se importar tanto assim com isso. “Não é divertido enquanto você faz isso, mas é divertido quando você termina”, disse ele à Run Washington. “É um difícil, na verdade.”

Atualmente, Englert detém os recordes mundiais para a faixa etária de 95 a 99 anos nos 800 metros, 1.500 metros e 3.000 metros (ainda pendente de aprovação), que ele executou consecutivamente em março. Ele também é membro das equipes de revezamento recorde mundial 4×100, 4×400 e 4×800.

De acordo com o perfil da National Senior Games Association, Englert corre cerca de 3 km a 5 km por dia. Quando se aproxima do dia da corrida, ele aumenta sua quilometragem diária para 5 km ou 6 km. Além disso, acrescenta alguns treinos de velocidade, que realiza em uma pista coberta.


Embora muitas pessoas tenham rotulado Englert como inspiração, ele rejeita os elogios.


“Eu não me considero muito inspirador. Eu sou um corredor lento “, disse ele no perfil. “Mas acho que sobrevivi a quase todo mundo. Torna-se mais fácil vencer quando não há muita competição por aí."

Fonte: http://runnersworld.com.br/corredor-de-96-anos-quebra-recorde-mundial-nos-5-km/